sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Ecocardio fetal... Como foi!!

Olá meninas, tudo bem??

Na sexta passada fizemos a nossa ecocardio fetal!! Digamos que ela foi um tanto quanto traumática.
Logo no começo do exame, o médico me questionou se eu era hipertensa. Eu disse que tinha desenvolvido na gestação a hipertensão, mas que com o medicamento ela estava se mantendo controlada. Aí ele questionou se eu já não sabia da hipertensão antes de engravidar. Eu disse que eu não tinha hipertensão antes, desenvolvi após a gravidez. E ele insistiu perguntando se eu realmente não sabia que eu tinha. Daí fiquei nervosa e disse de forma bem grosseira: - EU NÃO TINHA HIPERTENSÃO ANTES DE ENGRAVIDAR!!

Aí ele ficou quieto o resto do exame, sem falar nada, sem dizer se estava tudo bem ou não com a nossa princesa.

Eu comecei a matutar na minha cabeça, achando que por conta da minha hipertensão a minha nenê pudesse ter algo.

E assim ficamos por quase 10 minutos. O médico sem falar nada.

No final, ele me olhou e disse que aparentemente, aparentemente pq ele não podia dar uma certeza pois o meu abdômen tinha muita gordura, o que dificultava ele ter uma certeza, estava tudo bem com a Isabelle. Porém, ele não podia confirmar, que como eu era OBESA, eu devia ter pensado nisso antes de engravidar, era muito difícil ter uma boa imagem na ecografia.
Me olhou e disse que eu deveria emagrecer, e não deveria ter engravidado. Olhei pra ele e disse: 
- O senhor não acha que é um pouco tarde pra me dar esse conselho?? A minha obstetra está a par de todo o meu quadro clínico, e ela sabe o que me recomendar. 
Aí ele disse:
- Pois é, sendo hipertensa e obesa tu poderá ter complicações no parto, devia ter pensado nisso antes. 
- Mas dr. a minha pressão está controlada. 
- E tu deve emagrecer durante a gestação. 
- Mas a nutri disse que mesmo com o meu peso, é saudável eu engordar até 7kgs na gestação.
- Mas pode emagrecer. Ou então depois do parto.
- Isso é algo que irá acontecer após eu ganhar a minha bebê. Não vou fazer isso antes.
- Bom, o exame tive dificuldades de visualizar, por conta do teu abdômen obeso, mas a principio está tudo bem. Só aguardar o laudo na sala ao lado.

Imaginem como eu saí da sala. Fiquei me achando a ultima mulher do universo. Eu sei que sou gorda. Mas todos os meus exames deram normais. Apenas a minha pressão que está alta. Sei que esse é um grave fator de risco. Mas mulheres magras também podem desenvolver hipertensão. Mulheres magras também podem ter complicações no parto. E mulheres gordas também tem o direito de gerar uma vida. Mulheres gordas também têm partos tranquilos.

Chorei muito na sala de espera. Chorei em todo o trajeto de volta pra casa. Meu marido ficou p$@# da vida. Tentou me acalmar mas as palavras daquele médico não me saiam da cabeça.

Eu já fiz umas quatro ecos pelo abdômen, e nenhum médico foi grosseiro comigo. Talvez todos tenham tido essa mesma dificuldade durante o exame. Mas todos sabiam o pq eu estava ali, que era para ver a minha filha. Eu não preciso de críticas nesse momento. Durante a gestação eu fiquei muito mais sensível do que sempre fui. Fiquei imaginando como ele me daria a notícia de que o coração da minha filha apresentava algum problema. Não só a mim, mas a outras mães que vão fazer a eco tão nervosas quanto eu fui, e receber toda aquela delicadeza daquele médico, te criticando, e fazendo com que a gente se sinta culpada pelas coisas não terem saído como o planejado.

Fiquei bem arrasada. Levei uns dois dias pra me recompor. Sempre me vinha na cabeça ele dizendo: - Pois é, sendo hipertensa e obesa tu poderá ter complicações no parto, deveria ter pensado nisso antes. 

Mas passou... Tento não pensar mais nisso!!! Só contei esse episódio para a minha G.O., e ela ficou chocada. Essa clínica que eu fiz é bem conhecida aqui em Porto Alegre, e não costuma ter esse tipo de atendimento. A minha médica me aconselhou a esquecer o ocorrido, e que filtrasse apenas as coisas boas. Confirmou que o médico foi além do necessário. Poderia ter questionado sobre a hipertensão, mas ter dado toda essa opinião não fazia parte do trabalho dele. E por fim, o que ele devia ter feito, acabou fazendo bem mau feito, pois quase não me passou informações sobre a eco acabou mais me criticando por ser uma mulher gorda.
A minha G.O. super me tranquilizou. Falou que eu estou super bem na minha gestação, mesmo acima do peso. Meus exames estão todos bons. Não tive ganho excessivo de peso. Até agora ganhei 5kgs, mas ainda não estou pesando o que estava um mês antes de engravidar, pois perdi dois kgs no mês que engravidei, e nos primeiros três meses da gestação eu perdi 3kg. A minha pressão está controlada, as vezes até baixa. E que toda a mulher tem o direito de engravidar. Independente se é gorda, magra, hipertensa ou não, diabética ou não, com outros problemas ou não. Saí tão bem da minha consulta, que resolvi esquecer o episódio. Mas antes, resolvi jogar toda a magoa que vinha sentindo aqui no blog. Precisava desabafar. E agora tô melhor ainda.

Lógico que eu vou fazer uma reclamação formal contra esse médico. Tenho outra eco na mesma clínica no dia 12/11, com outro médico (uma médica muito querida, por sinal), e faço questão de reclamar.

Post grande... Mas eu precisava!!! Como falei pra vocês, não comentei esse episódio com ninguém, apenas com a minha médica, e o meu marido que estava junto...

Mas o importante mesmo é que a minha linda está super bem, saudável, espoleta que só ela. Adora ficar durinha no lado esquerdo da minha barriga. Esses dias tava com soluço. Na hora de dormir ela sempre nos dá um show. E o amor que eu sinto por ela, aumenta a cada dia. Por ela que eu vivo, e por ela eu faço tudo!!!

Beijuxx

20 comentários:

  1. Menina, nunca vi isso. Ele não tem que dar palpite em nada!!!
    Uma pena que o mundo tenha pessoas assim. Parecem sem coração.
    Que bom que está tudo bem com a pequena. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Completamente sem noção!! Não soube medir as palavras!!! Mas o bom mesmo é q a princesinha está bem!! Isto o que importa!!!

      Excluir
  2. Nossa... Que horror esse médico!! Fico feliz q esteja tudo bem com a tua princesinha!!

    ResponderExcluir
  3. Gente. To bege com esse médico \o/
    Sou gorda e hipertensa. E tenho dois filhos lindos e saudáveis.
    Meu filho mais velho tem 3 anos e meio e minha caçula vai fazer 2 meses. Por eu estar (muito) acima do peso,emagreci minha gestação inteira. Eu fiz isso. Em nenhum momento meus médicos (eram uma equipe do alto risco, foram 3 médicos) falaram do meu peso ou q não poderia engordar.
    To chocada. Isso é violência obstétrica, VC deve sim fazer uma reclamação. Inclusive no plano de saúde
    Fique bem. Oq importa q tua bebê está bem.

    Beijos

    querouboumeucoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fernanda!!! Achei isso uma bata discriminação!!! Mulheres magras também tem hipertensão, e também podem ter complicações no parto!!! Qualquer pessoa pode ter isso!!! Não quero que aconteça com ninguém, mas pode acontecer com qualquer um!! Sobre engordar durante a gestação, a minha médica até falou que eu poderia emagrecer, mas pra mim é super dificil!!! Tô me cuidando bastante, tanto que não engordei muito até agora... Mas a minha médica me respeita muito, e nunca usou qualquer palavra próxima ao que ele usou. Reclamei, e não tive nenhum retorno. Vou esquecer esse episódio e procurar nunca mais esbarrar com esse fdp.

      Beijuxx

      Excluir
  4. Gente. To bege com esse médico \o/
    Sou gorda e hipertensa. E tenho dois filhos lindos e saudáveis.
    Meu filho mais velho tem 3 anos e meio e minha caçula vai fazer 2 meses. Por eu estar (muito) acima do peso,emagreci minha gestação inteira. Eu fiz isso. Em nenhum momento meus médicos (eram uma equipe do alto risco, foram 3 médicos) falaram do meu peso ou q não poderia engordar.
    To chocada. Isso é violência obstétrica, VC deve sim fazer uma reclamação. Inclusive no plano de saúde
    Fique bem. Oq importa q tua bebê está bem.

    Beijos

    querouboumeucoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa que grosseria! Todas as vezes que somos mal atendidas temos que reclamar mesmo e sinalizar para que as outras pessoas fiquem atentas. Ele deveria prestar atenção na qualidade do serviço que ele presta e não ficar criticando os outros.
    Sei que vc ficou abalada, mas bola pra frente...vcs estão bem, controlando a pressão e a saúde da princesa está perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigaduu PVzinha!!! É nisso que penso. Não deixar que outras pessoas passem pelo que passei.
      O importante mesmo é saber que ela está bem!!! Beijuxx

      Excluir
  6. Que médico grosseiro. .. mas adorei as respostas que vc deu nele kkk eu estou na obesidade grau um e sei o quanto é difícil emagrecer.... estou na luta... ele deveria ter sido mais gentil e sábio ao falar...
    Graças a Deus está tudo bem com vcs...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q a maneira como falamos as coisas é muito importante. Se tu for um pouco mais sutil com as palavras, não vai soar de forma tão grosseira. Mas a maneira como ele falou, foi me discriminando. Emagrecer já é dificil, agora imagine na gravidez???
      Vamos deixar pra quando os baby's nascerem... hheheeh
      Tô me cuidando, e não estou ganhando muito peso... Mas pra mim, é impossível emagrecer, pois tenho sentido muita fome!!!

      Beijuxx

      Excluir
  7. Que médico grosseiro. .. mas adorei as respostas que vc deu nele kkk eu estou na obesidade grau um e sei o quanto é difícil emagrecer.... estou na luta... ele deveria ter sido mais gentil e sábio ao falar...
    Graças a Deus está tudo bem com vcs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que médico babaca !!!! Não precisava ser tão grosseiro e indelicado. Mas que bom que vocês estão bem. Beijos
    www.decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Mika!!! Mas o importante é estarmos bem!!! As palavras machucam, mas passam!!!

      Beijuxx

      Excluir
  9. Tem cada um imbecil que vou te contar!
    Da bola para ele não!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que médico idiota, ainda bem que não ficou quieta!
    Quem é ele pra falar isso?
    Se sua médica falou que está tudo bem, é o que importa!

    Bjos!!
    Ly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Quis tanto falar do meu peso, que o que ele realmente deveria falar, pouco falou!!! Mas tento não pensar mais nisso!! E quieta... Ahhh, isso eu não fico, não!!!

      Beijuxxx

      Excluir
  11. Nossa que atendimento foi esse? Que medico é esse???
    Ninguem merece passar por isso nao...
    Uma pena vc ter sido atendimento por alguem assim,uma pena
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Não foi fácil, não!!! Mas hj tento nem pensar mais nesse episódio!!! Fiz a reclamação e tu acredita que não tive nenhuma resposta??? Fui só mais uma...

      Beijuxx

      Excluir